top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

Tratando minha lombalgia com a Quiropraxia

Atualizado: 29 de jul. de 2021


É difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido ao menos uma crise de lombalgia na vida. Observe no seu círculo de amigos e familiares, e até mesmo você, que rapidamente encontrará casos (repetidos em algumas pessoas, inclusive), deste problema tão comum.


Comum mesmo. Segundo a OMS, 80% da população mundial sofre com essas dores. E 7 em 10 pessoas, ainda irão desenvolver, ao menos, um episódio de lombalgia.


Apesar de não ser considerada uma doença propriamente dita, a lombalgia gera de incômodos a dores incapacitantes, que além do sofrimento para quem sente, acarreta complicações inclusive para empresas, que perdem seus funcionários por alguns dias, em decorrência das fortes dores.


A boa notícia? Lombalgia pode ser tratada. E melhor ainda: prevenida. Preparamos este material para você entender como a Quiropraxia atuará de forma extremamente assertiva para te devolver a qualidade de vida.


Dê uma boa alongada e siga na leitura com a gente.


Lombalgia: o que é?


De forma bem simples, são incômodos e dores frequentes causadas na região da lombar, um pouco acima dos glúteos.


Classificam-se em: agudas ou crônicas. E como são na região lombar, essas dores acabam comprometendo a qualidade de vida, já que em muitos casos transformam movimentos

simples do dia a dia em tarefas praticamente impossíveis de serem executadas.


As principais queixas e sintomas de quem sofre com lombalgia são:

  • Dor muscular na região lombar;

  • Sensação de rigidez muscular;

  • Dor aguda;

  • Dor que irradia para glúteos e pernas;

  • Dor que aumenta de intensidade ao andar ou levantar.

O que causa a lombalgia?


Tecnicamente, pode se dizer que o encurtamento dos músculos posteriores e o mau posicionamento das vértebras lombares são as causas da lombalgia.


Diversos fatores podem estar ligados a estas causas. O principal é relacionado a algum trauma causado por algum movimento mais agudo (como um simples escorregão, por exemplo) ou em decorrência de uma sequência de movimentos repetitivos.


Má postura, sedentarismo, sobrepeso e idade são variáveis importantes e que devem ser observadas quando as causas estiverem sendo investigadas.


Mas olha, engana-se quem pensa que lombalgia é um problema só dos mais velhos. A queixa entre jovens é cada vez mais recorrente também. Principalmente pelas questões de estilo de vida, postura e falta de cuidado em alguns movimentos.


É importante estar atento a estes fatores, porque será fundamental a modificação de algum deles, juntamente com o tratamento quiroprático, para aliviar dor da crise e prevenir episódios futuros.


Quiropraxia no tratamento e prevenção da lombalgia.


Como a maioria dos casos de dores têm origem mecânica (traumas e “mau jeitos” do dia a dia), o tratamento quiroprático apresenta um índice altíssimo de resposta positiva.


O ajuste e correção das vértebras na região lombar e próximas, promove um alívio já imediato e – dependendo de cada caso – podendo curar de vez, com o passar das sessões. Costuma-se ter um número excelente (cerca de 70%) de relatos de melhoras significativas já na primeira sessão.


Com este realinhamento e correção, a Quiropraxia promove o equilíbrio natural da coluna vertebral.


Manter esta coluna forte para sustentar esse equilíbrio, além de evitar movimentos e hábitos não saudáveis, são fundamentais para a prevenção de outros episódios de dor.


Além de manter as sessões de acordo com o que o quiroprático recomendar, pode ser necessário uma rotina de exercícios físicos para fortalecimento da região, bem como alteração de alguns pontos da rotina ou estilo de vida do paciente. Quando há esta sinergia entre o paciente e o tratamento quiroprático, os resultados são ainda mais rápidos e duradouros.


Agora que você está terminando de ler, como está a sua postura? E a sua coluna? Tem alguma dor incomodando na região lombar?


Entre em contato conosco. Agende uma avaliação e veja estes e outros benefícios que a Quiropraxia pode trazer à sua vida.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page