top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

Quiropraxia o que é?

Atualizado: 5 de jul. de 2021


É praticamente impossível conhecermos alguém, principalmente na vida adulta, que não tenha alguma queixa de dor ou desconforto na coluna.

O nosso estilo de vida, stress, nossa postura em diversas atividades, além de predisposições genéticas ou lesões são alguns dos fatores que podem causar essas dores.


Nosso corpo está inteiramente conectado e a nossa coluna vertebral é o elo entre praticamente todos estes pontos.


A Quiropraxia é uma alternativa altamente eficaz nestes casos, além de proporcionar diversos outros benefícios.


Dê uma boa alongada, respire fundo e siga a leitura conosco para saber um pouco mais sobre esta técnica secular.


A história da Quiropraxia


A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelas mãos (literalmente falando) do canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina complementar. Com 125 anos de história, a Quiropraxia vem se atualizando e evoluindo com o passar do tempo. É praticada em diversos países e reconhecida pela OMS.


No Brasil, os primeiros relatos de tratamento com técnicas quiropráticas datam de 1922. Mas foi a partir das décadas de 50 e 60 que ela passou a ser mais difundida no país.


O termo deriva de duas palavras gregas: quiro (mãos) e práxis (praticar).


O que pode ser tratado com Quiropraxia?


As técnicas de Quiropraxia têm como base diagnosticar, tratar e prevenir problemas ligados ao sistema neuro-músculo-esquelético. Possibilitam correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores.


A coluna vertebral é a principal região do corpo que o profissional Quiropraxista se dedica a diagnosticar e tratar estas questões articulares, podendo também tratar outras regiões, como braços e pernas.


A Quiropraxia busca um equilíbrio energético, tratando além das questões físicas e articulares, sintomas somáticos e até emocionais, oferecendo um bem-estar completo, melhorando o sistema nervoso e circulatório.


Os principais problemas que podem ser tratados com Quiropraxia são:

  • enxaqueca;

  • dor de cabeça;

  • hérnias de disco;

  • cervicalgia;

  • torcicolo;

  • escoliose;

  • artrite;

  • artrose;

  • lesões articulares;

  • dor ciática;

  • dor na coluna cervical;

  • dor nas costas;

  • disfunção temporomandibular (DTM);

  • fibromialgia.

Diagnóstico através da Quiropraxia


O diagnóstico é feito de forma clínica, através do uso de alguns testes especiais, instrumentos clínicos, mas principalmente com palpação muscular e articular. Exames de imagens, como radiografias, também podem ser usados para ajudar a fechar um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado.


Tratamento com a Quiropraxia


Os movimentos realizados durante a Quiropraxia são manobras com a finalidade de corrigirem a postura e os desequilíbrios. Em média, as sessões duram de 15 a 30 minutos. Mas podem variar de acordo com cada tratamento.


O foco é a raiz do problema. A Quiropraxia não traz uma cura instantânea e nem mesmo promete um alívio imediato dos sintomas. Ela já promove uma significativa melhora desde o início, mas uma coluna que sofreu degenerações por anos precisa de um trabalho a longo prazo, além de orientações sobre como continuar o tratamento fora da clínica.


Essa continuação do tratamento para além da sessão é feita através da realização de exercícios e orientações posturais. Desta forma, se consegue uma resposta ainda melhor e mais duradoura dos ajustes articulares.


É importante se atentar ao profissional que irá realizar o tratamento. Ele deve ser graduado em Quiropraxia. Este profissional é treinado em alto nível de segurança e prática clínica, de acordo com normas da OMS. A Quiropraxia é uma profissão de nível superior e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).


Quais os riscos e quem pode fazer Quiropraxia?


A prática é extremamente segura. Como citamos, deve-se sempre buscar um profissional graduado para que se tenha a segurança completa de um tratamento adequado.


Não existem restrições de idade para quem queira entrar em contato com os benefícios da Quiropraxia.


Os casos de contraindicações, são por pessoas que já possuam doenças articulares, fraturas, gravidez primeiro trimestre, câncer ou pessoas com sindrome de down.


Mesmo assim restaram dúvidas? Clique AQUI e fale conosco pelo whatsApp.


Nestes casos, é preciso um atestado de liberação médica. Um bom profissional Quiropraxista saberá identificar esses casos durante a avaliação e indicar um outro profissional de saúde que possa atender este paciente.


Mãos à obra


Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa técnica secular que propicia saúde e bem-estar à tanta gente ao redor do mundo?


Entre em contato conosco e agende uma avaliação. Os benefícios da Quiropraxia são inúmeros e te darão um ganho extremamente elevado na qualidade de vida.


Estamos te esperando.


Saiba Mais:





294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page